segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Atividade física melhora desempenho profissional


O sedentarismo, “a arte de não fazer nenhuma atividade física”, é uma das principais portas para doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão entre outros males. Atividade física não só previne doenças, como faz bem.  O problema é priorizar a saúde na corrida cotidiana, entre seus milhares de emails, reuniões e ainda por cima, a difícil mobilidade nas grandes cidades, seja no transporte coletivo ou particular. Mas quem consegue, garante que vale a pena. Estar bem condicionado traz ganhos em vários aspectos da vida: nos relacionamentos pessoais, na autoestima, no desempenho profissional com mais foco e resistência física.
Rogério acorda às cinco da manhã para manter os treinos
“Sou muito estressado, ansioso e o exercício físico descarrega minhas energias. A endorfina liberada quando fazemos uma atividade física é melhor do qualquer remédio. Chego ao trabalho mais feliz, bem humorado e me sinto menos cansado”, conta Rogério Mota, 33 anos, analista de marketing sênior, do Monster Brasil que acorda todos os dias às cinco horas da manhã para manter o ritmo na academia.
Há 10 anos atuando como personal trainer, Rafael Café Sforcin avalia que o tempo é o maior problema para manter regularidade nos treinos. Mas ainda que sejam somente trinta minutos, três vezes por semana, a atividade física já traz resultados visíveis. “Além da questão estética, as pessoas melhoram sua postura, a autoestima e respiram muito melhor. Mesmo em repouso a frequência cardíaca já é melhor”, explica.
No trabalho, o foco passa a ser maior, já que o cansaço é uma fonte de distração.  “Muitas pessoas não conseguem se motivar sozinhas e o personal trainer para quem tem esse perfil é uma boa alternativa”, conta. Segundo Rafael, as empresas deveriam estar mais atentas com a qualidade de vida de seus funcionários, estimulando tempo e condições para a prática de exercícios. “As pessoas adoecem mesmo, ficam mais indispostas e isso reflete na sua produtividade”, enfatiza.
O personal trainner Rafael Café: "o maior problema das pessoas é a falta de tempo"
A boa alimentação entra na sequência nos cuidados com a saúde. “Você não vai comer um prato de macarrão se está feliz com a perda de peso que conquistou”, brinca Rogério. Para o personal trainer, a informação confere. Sua cliente, Mariana Luisa Segantine Advogada,  27 anos, passou a fazer reeducação alimentar com os treinos e reduziu 13 quilos em nove meses.
Mariana perdeu 13 quilos e melhorou a concentração no trabalho
“O que no inicio tinha um objetivo estético se refletiu em outros aspectos, como por exemplo no trabalho, onde minha concentração e disposição aumentaram muito, trazendo maior rendimento das minhas atividades”, relata Mariana.
Mas se você ainda não conseguiu garantir um horário intocável para entrar em uma academia ou fazer caminhadas com regularidade, algumas dicas para você “melhorar” o rendimento com ações simples:
  • Caminhe na hora do almoço, se possível antes e depois das refeições;
  • Suba alguns andares de escada
  • Se é usuário de transporte coletivo, desça uma estação antes e faça o restante do percurso a pé
  • A cada uma hora, pare para andar pelo escritório, por dez minutos. Alongue-se sempre que possível
  • Faça lanchinhos entre as refeições: frutas, barrinhas de fibras, castanhas e frutas secas são uma boa pedida.
O que é endorfina? Trata-se de um hormônio, uma substância química que, transportada pelo sangue, faz comunicação com outras células, ela é o hormônio do prazer. Entre seus benefícios estão a melhoria da memória e do bom humor; aumento de resistência, disposição física e mental; melhor sistema imunológico e efeito antienvelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário