segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Algumas dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego


entrevista-de-emprego-carreira
É engraçado perceber como as entrevistas de emprego seguem um padrão  desde os tempos em que foram inventadas. Padrões de comportamento, de roupas, de respostas prontas… Ainda assim, é comum ver os jovens tensos horas antes de entrar na “sala do interrogatório”.
Eu também já passei por isso. Não sabia a melhor maneira de me vestir, qual posição sentar na cadeira, onde fixar meus olhos…e a tendência é que, apesar de todos os nossos esforços, nunca chegaremos a corresponder todas as “expectativas” do entrevistador. Por isso, o mais importante é seguir as regras básicas . O resto, vai do critério de avaliação de cada recrutador.
Você não se veste para uma entrevista de emprego como se estivesse escolhendo a roupa para jogar uma partida de futebol. Não precisa exagerar na formalidade, mas tente se vestir de uma forma elegante. A sua roupa jamais pode chamar a atenção do entrevistador. Se você escolher as peças certas, provavelmente ele nem se lembrará como você estava vestido.
As preocupações com o olhar são, de certa forma, as menos importantes. Lógico que se você ficar olhando para baixo o tempo todo, vai demonstrar muita falta de confiança, o que não é bom em uma entrevista. Mas atenha-se a detalhes mais relevantes, como, por exemplo, ir para a entrevista entendendo um pouco sobre a empresa  em que pretende trabalhar. E mostre ao entrevistador seu interesse pela vaga, não tenha vergonha de fazer perguntas sobre suas tarefas dentro da empresa.
Logicamente, o conselho mais básico que eu poderia dar seria: não fique nervoso. Mas, na maioria das vezes, eu sei que isso é impossível. Afinal, quando entramos numa sala para sermos entrevistados, sabemos que tudo em nós será avaliado e é difícil se “desligar” disso. Então, meu conselho é: tente não demonstrar seu nervosismo. Fale pausadamente, concentre-se nas perguntas do entrevistador e tente se desligar do motivo que levou você àquela sala. Se você encarar a entrevista como uma conversa informal de trabalho, tudo ficará muito mais fácil .

Nenhum comentário:

Postar um comentário