segunda-feira, 24 de setembro de 2012

“Trabalhar com vendas mudou minha vida”


“Ou você vai para a rua vender ou você vai para a rua porque eu vou te demitir”, brincou o dono de uma transportadora ao promover Juliana Izaías para a área comercial da empresa. Estudante de Relações Públicas, Juliana trabalhava na Comunicação interna da empresa, pagava a faculdade com o salário fixo, mas sempre fazia uma ou outra venda por fora da sua função. Não tinha carro nem carteira de habilitação e diz ter ficado apavorada com a “intimação” do chefe. Principalmente por conta da remuneração variada. Mas topou o desafio.
#Emboramundão é o grito de guerra de Juliana todas as manhãs no Facebook. Há dois anos na Lynx Transportadora, agora “cobra criada”, roda cerca de três mil quilômetros por mês para visitar clientes e prospects da transportadora e bater suas metas. Mantém o bom humor apesar de congestionamentos, “fomes” e imprevistos diários de quem trabalha em campo. Diz que ter ido para área comercial foi um divisor de água em sua vida. “Trabalhei 12 anos com atendimento ao cliente, a escolha por Relações Públicas foi justamente por causa dessa habilidade, mas ir para vendas mostrou um outro caminho”, conta Juliana.
Outro desafio era negociar valores. “Quando você entende dos seus produtos, conhece todos os processos, sabe do que está falando, fala com paixão, daí para falar de preços é consequência”, ensina.
Também acredita que relacionamento define essa aproximação com o cliente. Juliana brinca que alguns contatos profissionais ligam para ela para saber se devem comprar bombons ou flores para namorada. “Tenho vários clientes que foram para outras empresas e assim que se estabeleceram, continuaram comprando de mim. É preciso ter paciência e persistência e saber o limite entre o insistente e o persistente”.
Mas chegar até aí não foi fácil. No início Juliana visitava os clientes de transporte público. Para trajetos curtos entre estações de trem ou metrô e a empresa do cliente, pegava taxi. Ao mesmo tempo, começou a fazer autoescola. Comprou o primeiro carro com medo da dívida assumida, mas não se abateu. “Vendas é motivação, é saber vender sua presença, seu bem estar, a confiança que você possui no seu produto”, conclui Juliana.
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